Aula 01 - NOÇÕES INICIAIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 01 - NOÇÕES INICIAIS

Mensagem por Admin em Sex Out 21, 2016 4:28 pm

Antes de adentrarmos ao amago do estudo sobre o Micro Estado devemos primeiramente entender alguns conceitos;

CONCEITO DE TEORIA GERAL DO ESTADO: É a ciência que investiga e expõe os princípios fundamentais da sociedade política denominada Estado, sua origem, estrutura, formas, finalidade e evolução.

Assim por analogia podemos concluir que;

CONCEITO DE TEORIA GERAL DO MICROESTADO: É a ciência que investiga e expõe os princípios fundamentais da sociedade política denominada Microestado, sua origem, estrutura, formas, finalidade e evolução.

Tal semelhança pode gerar um enorme engano aos que acreditam se tratarem da mesma coisa, Estado e Microestado. O Microestado possui certas peculiaridades inerentes ao sua origem, formação, organização entre outros que veremos mais a frente.

NOÇÃO DE ESTADO: O Estado é uma sociedade natural, no sentido de que decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente em sociedade e aspirarem realizar o bem geral que lhes é próprio, isto é, o BEM COMUM. Por isso e para isso a sociedade se organiza em Estado.

NOÇÃO DE MICROESTADO: O Microestado é uma sociedade não natural mas sim de conveniência, ou seja, por já se encontrarem em uma sociedade na vida real, que chamamos de macroestado, não possuem uma necessidade de viverem em uma segunda sociedade mas procuram se juntar em grupos de interesses em comum buscando assim, em vários casos, se escrutarem com regras e normas próprias regulando a convivência desses grupos assim essa sociedade se assemelha a um Estado, possuindo seus elementos semelhantes mas com definições distintas e a esses grupos denominamos de Microestados, que têm a finalidade definida voluntariamente por seus membros, visando direta e imediatamente o objetivo que inspirou sua criação, por ato consciente e voluntário.

Como podemos perceber o homem é envolvido na teia do Estado antes de seu nascimento, com a proteção dos direitos do nascituro, e até depois de sua morte. Já no Microestado o individuo é envolvido apenas quando decide voluntariamente participar de um grupo aceitando assim suas regras e normas.

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/03/2016

Ver perfil do usuário http://fdavola.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum